Jornalismo e Marketing

TRAJETÓRIA NO MARKETING POLÍTICO

Martinelli começou a trabalhar no marketing político em 1989 (29 anos), como jornalista e redator na campanha presidencial do candidato Mario Covas, do PSDB. No segundo turno daquela eleição, atuou na campanha de Lula (PT) como repórter e redator.

Em 1993 foi repórter e redator na Caravana da Cidadania, com o então pré-candidato Lula.
Em 1994, participou da coordenação do plano de governo e redator do programa de TV de Antônio Britto (MDB), eleito Governador do Rio Grande do Sul naquele ano.

Em 1998, começou a coordenar e dirigir programas de Televisão e Rádio em campanhas eleitorais, para a candidata a governadora de Roraima, Teresa Jucá, do PSDB, que chegou ao segundo turno, a menos de 1% do adversário.

Na eleição municipal de 2000, coordenou a campanha à Prefeitura de Manaus, Amazonas, do hoje Senador Eduardo Braga (MDB), que disputou o segundo turno.

Em 2004 coordenou o marketing da campanha vitoriosa de Lindbergh Farias à prefeitura de Nova Iguaçu, RJ (PT).

De 2009 a 2010 foi secretário de comunicação da Prefeitura de Canoas, Rio Grande do Sul, na gestão de Jairo Jorge  (PT).

De maio a julho de 2010 estruturou a pré-campanha na área da comunicação dos candidatos do PSDB do Ceará para Senado e Governo, Senador Tasso Jereissati e Deputado Estadual Marcos Cals.

Ainda em 2010 foi coordenador dos programas de TV e Rádio na campanha vitoriosa do candidato José de Anchieta (PSDB) ao governo de Roraima.

No primeiro semestre se 2011 atuou em Portugal na campanha vitoriosa de Pedro Passos Coelho, pelo PSD (social-democracia), eleito Primeiro-Ministro de Portugal, junto à coordenação de marketing.

Em 2012 coordenou o marketing e formulou a estratégia vencedora da campanha de José Fortunati a Prefeito de Porto Alegre (PDT), que registrou a maior votação entre as capitais brasileiras, com 65% dos votos válidos no primeiro turno.

Em 2013, com a Via Mercosul, foi a primeira empresa brasileira a vencer em três importantes categorias do prêmio Reed Awards Latino, nos Estados Unidos: Melhor Campanha do Ano, Melhor Slogan e Melhor Obra Gráfica Externa.

Em 2014 coordenou o marketing da campanha vencedora de José Sartori a Governador do Rio Grande do Sul (MDB), que obteve 61,21% dos votos no segundo turno, após iniciar a campanha com 4% dos votos. Esta campanha obteve o segundo lugar na categoria “Melhor Campanha das Américas” no concurso “The Victory Awards”, em Washington e, em 2015, e venceu a categoria “Melhor Slogan do Ano” do concurso “Reed Awards Latino”, em Cancún, México.

No ano de 2016, Martinelli foi um dos finalistas da categoria de Melhor Campanha Estrangeira no concurso Reed Awards Internacional, na Carolina do Sul, Estados Unidos.

Em 2016 coordenou a campanha exitosa de reeleição de Arthur Virgílio (PSDB) para a prefeitura de Manaus.

Em 2017 coordenou o marketing da campanha vitoriosa de Amazonino Mendes (PDT) na eleição suplementar ao Governo do Amazonas, com apoio técnico da produtora Studio On.

Em 2018 coordenou a campanha que levou Amazonino Mendes ao segundo turno da eleição ao Governo do Amazonas.

Em 2019 venceu o Reed Awards Latino, em Cancún, México, na categoria “Melhor Campanha Institucional Governamental para grandes audiências”, com a série “Não fez mais que a obrigação”.

Em 2020 coordenou a campanha que levou Amazonino Mendes ao segundo turno na eleição para Prefeito de Manaus.

Em 2021, coordenou o marketing da campanha vitoriosa em primeiro turno do candidato de oposição José Maria Neves, eleito Presidente de Cabo Verde, em pleito com 8 candidatos, com apoio técnico das produtoras Carbon e VideoMakers. Esta campanha foi a grande vencedora do Reed Awards Latino de 2022, no Panamá, como Melhor Campanha Internacional, Melhor Slogan e Melhor Spot com mais de 60 segundos.

Em 2022, coordenou o marketing de outra campanha presidencial vitoriosa na África, desta vez em Angola, na reeleição de João Lourenço no primeiro turno ao maior cargo daquele País, em parceria com a Lunna Comunicações/Volmar Malgarin e apoio técnico da VideoMakers.

Tem realizado palestras e consultorias sobre marketing político para os partidos e campanhas do MDB, PSD, PP, PSDB, PDT e PSB, e gestão de crises para políticos eleitos, candidatos, empresas privadas e agências de regulação.

QUEM É MARCOS MARTINELLI

Marcos Martinelli é Jornalista e Advogado, consultor de marketing político que atuou junto à coordenação de diversas campanhas vitoriosas com sua empresa, a Via Mercosul, composta por associados com experiências em todas as áreas da comunicação.

Cria e dirige programas eleitorais e partidários regionais. Faz conferências sobre comunicação e marketing no Brasil e países da América Latina.

Em sua trajetória, atuou como repórter nos canais RBS TV, Globo, Record, BAND, SBT, TV Cultura e TVE/RS e em postos de chefia em várias emissoras. Na TV Record foi Diretor de Jornalismo do interior de São Paulo e implantou a emissora no Rio Grande do Sul, também implantando e coordenando a Record News Sul, até 2008.

Além de jornalista, advogado, exerceu funções de direção nos Sindicatos dos Jornalistas e Radialistas, na década de 1980.

Tem pós-graduação em Jornalismo Internacional na Universidade de Navarra, Espanha (1989); cursou mestrado em Política e Economia de América Latina, na London School of Economics and Political Science (1990-1991) e participa de conferências de marketing político em países das Américas desde 2009.