Jornalismo e Marketing

História

Martinelli

Marcos Martinelli é proprietário da VIA MERCOSUL, Comunicação e Marketing.

Foi um dos mais destacados jornalistas do Sul do Brasil, onde trabalhou como repórter na Rádio Planalto de Passo Fundo (1974-1979), Rádio Gaúcha, Porto Alegre (1983-1985); RBS (núcleo Globo-1985-86 e 1991-98), Bandeirantes (1999-2000) e TVPampa TV (2005), onde coordenou o Núcleo da Rede Record; TVE (1981-85 e 2001-02), quando criou e apresentou o Repórter TVE/DOC Brasil. Na TV Record foi Diretor de Jornalismo do interior de São Paulo e implantou a emissora no Rio Grande do Sul, também implantando e coordenando a Record News Sul, até 2008.

Além de jornalista, advogado, exerceu funções de direção nos Sindicatos dos Jornalistas e Radialistas, na década de 1980.

Tem pós-graduação em Jornalismo Internacional na Universidade de Navarra, Espanha (1989); cursou mestrado em Política e Economia de América Latina, na London School of Economics and Political Science (1990-1991) e participa de conferências de marketing político em países das Américas desde 2009.

Começou a trabalhar no marketing político em 1989, como jornalista e redator na campanha presidencial do candidato Mario Covas, do PSDB.

No segundo turno daquela eleição, atuou na campanha de Lula (PT, Partido dos Trabalhadores) como repórter e redator, atuando com o mesmo candidato na Caravana da Cidadania, em 1993.

 

Em 1994, participou como coordenador do plano de governo e redator do programa de TV de Antonio Britto, eleito Governador do Rio Grande do Sul naquele ano.

Em 1998, começou a coordenar e dirigir programas de Televisão e Rádio em campanhas eleitorais, desta vez para a prefeita de Boa Vista(RR) Teresa Juca, PSDB.

Na eleição municipal de 2000,  coordenou a campanha à Prefeitura de Manaus, Amazonas, do hoje Senador Eduardo Braga(PMDB).

Em 2002, coordenou Rádio e TV na campanha do então Senador Antero Paes de Barros, candidato a governador de Mato Grosso(PSDB).

Em 2004 coordenou a campanha vitoriosa de Lindbergh Farias à prefeitura de Nova Iguaçú, RJ(PT).

Em 2008 coordenou três campanhas municipais no Estado do Rio de Janeiro: Nelson Bornier, em Nova Iguaçu; Alessandro Calazans, Nilópolis e Marcelo Simão, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

De 2009 a 2010 foi secretário de comunicação da Prefeitura de Canoas, Rio Grande do Sul, na gestão de Jairo Jorge (PT).

De maio a julho de 2010 estruturou a pré-campanha dos candidatos do PSDB do Ceará para Senado e Governo, Senador Tasso Jereissati e Deputado Estadual Marcos Cals. Ainda em 2010 foi coordenador dos programas de TV e Rádio na campanha vitoriosa do candidato José de Anchieta (PSDB) ao governo de Roraima.

No primeiro semestre se 2011, atuou em Portugal na coordenação de marketing da campanha vitoriosa de Pedro Passos Coelho, pelo PSD (social-democracia), eleito Primeiro-Ministro de Portugal.

Em 2011 atuou na gestão de imagem da Prefeitura de Canoas (RS) e coordenou a pré-campanha do atual Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, à Prefeitura do Rio de Janeiro.

Em 2012 coordenou o marketing e formulou a estratégia vencedora da campanha vitoriosa de José Fortunati a Prefeito de Porto Alegre(PDT), que registrou a maior votação entre as capitais brasileiras, com 65% dos votos válidos no primeiro turno.

Em 2013 foi o primeiro brasileiro a vencer em três categorias do prêmio Reed Awards Latino, nos Estados Unidos: Melhor Campanha do Ano, Melhor Slogan e Melhor Obra Gráfica Externa.

Em 2014 coordenou a campanha vencedora de José Sartori a Governador do Rio Grande do Sul(PMDB), que obteve 61,21% dos votos no segundo turno, após iniciar a campanha com 4% dos votos, que obteve o segundo lugar na categoria “Melhor Campanha das Américas” no concurso “The Victory Awards”, em Washington.

Esta mesma campanha, em 2015, venceu a categoría “Melhor Slogan do Ano” do concurso “Reed Awards Latino”, em Cancún, México.

No ano de 2016, Martinelli foi um dos finalistas da categoria de Melhor Campanha Estrangeira no concurso Reed Awards, na Carolina do Sul, Estados Unidos.

 

Em 2019 foi novamente vitorioso na categoria “Melhor Slogan de Campanha Governamental”, no Reed Awards Latino, em Cancun, México.

Foi o responsável pelos programas partidários nacionais do PSB, entre 2015 e  2017.

Em 2016 coordenou a campanha exitosa do atual prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB).

Em 2017 coordenou a campanha vitoriosa de Amazonino Mendes (PDT) ao Governo do Amazonas, em eleição suplementar.

Em 2018 coordenou a campanha que levou Amazonino Mendes ao segundo turno da eleição ao Governo do Amazonas.

Tem realizado palestras e consultorias sobre marketing político para os partidos MDB, DEM, PP, PDT e PSB, e gestão de crises para políticos eleitos, empresas e agências de regulação.

Cria e dirige programas eleitorais e partidários regionais. Faz conferências sobre comunicação e marketing no Brasil e países da América Latina.